Sou recantista-RENILDA D. VIANA
Crônicas urbanas, contos, poesias e muita dedicação
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Zé do córrego
O mês é outubro
O dia é  domingo
A data é, 02/10
O evento é de eleição no país.
A missão é exercer cidadania.
Mas o Zé está indeciso para o dia que se aproxima.
Mesmo com tantas propagandas e falatórios não conseguiu tirar suas dúvidas. O Zé já participou de muitas eleições, e é sempre a mesma coisa! A indecisão na hora de escolher, é batata!
O Zé já conhece todas as siglas, um abecedário completo, mesmo que apareçam nomes novos, a cartilha não muda a lição. Zé mora ao lado do córrego que corta seu pedacinho de chão. Primeiro morou com os pais, onde cresceu, casou e onde hoje já cuida dos netos. O Zé viu muita gente crescer com a história do córrego! Muitos enriqueceram contando a mesma história. De quatro em quatro anos o “seu” córrego ganha novos projetos, novos representantes e novas promessas! O Zé já sabe, agora terá que escolher a nova versão do córrego: canalizado, aterrado, cercado, arborizado… o Zé está indeciso!
Mas o Zé é homem de fé, já acreditou até em lobisomem,  é  brasileiro, e brasileiro não desiste nunca! Munido de documentação com foto para comparecer no local indicado, aguarda a hora de  tentar mais uma vez  trazer qualidade de vida para seu pedacinho de chão. Não consegue decidir pela melhor historia entre tantas parecidas, mas, precisa cumprir com seu dever de cidadão, pagar multa por não cumprimento do seu dever eleitoral é um gasto que não entra no seu orçamento. Sabe que precisa fazer alguma coisa, não pode ficar esperando como seu pai ficou a vida inteira. Toma uma decisão, no mínimo, inusitada: Tornar o "seu" córrego um atrativo para curiosos.
Compra tintas e pinta a escada que dar acesso ao histórico córrego. Um grande investimento, provavelmente, o maior de sua vida de Zé do córrego. Cores vibrantes e frases de impacto social, deram vida ao local, logo chama a atenção de todos que passavam por ali.  As imagens correram pelas redes sociais. Zé e o córrego ficaram famosos.  Muitos visitantes começaram a fazer pequenas doações em dinheiro. Não demorou, a notícia da escada colorida e a história  do córrego do Zé, chega aos gabinetes e escritórios políticos. Candidatos  surgem de todos os lados com propostas de melhorias para a famosa escada e para o histórico córrego. Não deu outra, o Zé do córrego, munido de seguidores, expulsa todos interessados em seu tesouro.
_ Aqui não! Ninguém mexe no "meu" córrego! Em coro, ouvia-se o brado da vizinhança e dos visitantes: fora! fora!
No dia 02/10, em todas as redes sociais:
“Zé do córrego derrota o engravatado nas urnas.”


Renilda Viana
Enviado por Renilda Viana em 30/07/2024
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links